O futevôlei se originou nas praias do Rio de Janeiro em 1.960 e se espalhou pelo Brasil. A prática virou sucesso entre os jogadores de futebol, tanto para atletas dedicados e para aqueles que só buscam diversão. A modalidade vem crescendo a cada bola jogada para o alto, principalmente entre as mulheres. A prática é divertida, atlética e praiana.
A diferença de gênero mais conhecida no esporte é com relação ao uso do peito, que é mais comum para homens do que para mulheres. Nesse jogo vale tudo, menos os braços, antebraços e as mãos. O esporte é praticado com bola, numa quadra de vôlei de praia, com as medidas de 9 m de largura e 18 m de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura. A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade: a Federação Internacional de Futevôlei e a Federação Europeia de Futevôlei.
O Futevôlei é um excelente exercício para fortalecer a musculatura do corpo, além de trabalhar com a respiração e toda a parte do corpo. O futevôlei traz inúmeros benefícios para a saúde.